Agência


Protesto dos Aeroviários detona “entidades sindicais piratas” e reforça a representação da CUT

07/11/2013

Trabalhadores de empresas de transporte aéreo auxiliares cruzaram os braços na segunda-feira, 4 de novembro, em diversos aeroportos do País, inclusive em Cumbica. O Portal CNTT/CUT divulgou o protesto na sexta-feira, dia 1º de novembro. Os aeroviários reclamam que as companhias pretendem ampliar em duas horas a jornada diária de trabalho. As entidades sindicais alegam que as transportadoras querem ainda mudar a relação de representatividade.
A paralisação no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos começou por volta das 4h. A manifestação envolveu cerca de 250 funcionários das principais transportadoras. A recusa em incluir adicional de periculosidade foi o estopim do ato, diz o presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (SINDIGRU/CUT), Orisson de Souza Melo. A disputa pela representação sindical da categoria também foi alvo da queixa do presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke. “Não é o patrão que determina quem representa o trabalhador”, afirma. (fotos: SINDIGRU)
 
Somos 100% Aeroviários
O SINDIGRU/CUT divulgou boletim à categoria, agradecendo o apoio e participação no movimento.  “O Ato foi uma grande vitória dos trabalhadores e do movimento sindical cutista. O aviso foi dado e as empresas, que estavam aliadas com as entidades sindicais piratas, mudaram de postura e agendaram reunião com a gente, no dia 12 de novembro, para debater a pauta da categoria”, disse o presidente do Sindicato, Orisson Melo.
Segundo o boletim, o  protesto também conquistou outros avanços: nenhum trabalhador sofrerá  represálias pela participação no movimento,  não haverá desconto no dia da paralisação e os companheiros que tinham sido demitidos durante o ato foram reintegrados! “Deixamos claro que os protestos continuarão enquanto houver ataques de piratas e assédio dos empresários sobre a representatividade dos (as) aeroviários (as)”, destaca o informativo.
A diretoria do SINDIGRU agradeceu todos os trabalhadores que mostraram ao mundo qual é a sua profissão e quem de fato representa e luta pelos seus direitos! "Também agradecemos os companheiros do Núcleo Sindical Cidadão (NCS) e os sindicatos cutistas de Guarulhos que nos deram grande apoio à nossa luta", finalizou.
 
Entidades piratas
A briga pela representação tem como pivô a presença do Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Sineata) e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes (Fenascon) – entidades piratas que nunca representaram os trabalhadores aeroviários.

 

 
 

Com informações da Folha Metropolitana de Guarulhos

 

 



Sindiescrit

Sindicato dos Trabalhadores em Escritórios de Empresas de Transporte Rodoviário de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Vale do Paraíba, Litoral Norte e região


SEDE - Av. Tiradentes - 518 - Sala 12 1° Andar - Centro - Guarulhos - Próximo ao Cartório de Registro Civil. Telefone: (11) 2475-2923
SUBSEDE: Av Cassiopeia 556 Sala 2 Jd Satelite - SJC/SP - Tel.: 12-3911-2860


CUT NACIONAL - 30 ANOS